Vik Muniz passa a explorar o universo do design de interiores

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

The Future of Gadgets

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been standard dummy text ever since the 1500s,

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Coleção “Arquétipos”, em parceria com a +55design – Foto: Divulgação

A SP-Arte, uma das principais feiras de arte da América Latina, será palco da estreia do artista plástico Vik Muniz no universo do design. Reconhecido por obras que exploram a percepção e a materialidade, Vik Muniz apresenta a coleção Arquétipos em parceria com a marca brasileira +55design. A collab será lançada oficialmente entre os dias 2 e 6 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Esta é a primeira vez que Vik Muniz desenvolve uma coleção de móveis. São sete peças exclusivas, entre sofás, mesas e poltronas, que mesclam referências da infância do artista com elementos de corte e costura. A ideia da coleção surgiu após uma visita de Vik a uma loja de bonecas em Paris. Assim, a estética dos objetos em miniatura se uniu às lembranças de sua avó costureira e serviram como base para o desenvolvimento das peças.

O resultado são móveis que imitam objetos costurados à mão em proporções distorcidas, remetendo a uma casa de bonecas. Botões gigantes viram mesas de centro, carretéis de linha se tornam mesas laterais e novelos de lã se transformam em puffs. Cada peça apresenta detalhes propositalmente exagerados, como costuras aparentes e muito volume, remetendo ao feito à mão. Na criação, a tecnologia foi combinada a métodos analógicos: o artista utilizou a inteligência artificial como ferramenta de apoio e as peças foram materializadas pela +55design.

Puff Marie Louise, da coleção “Arquétipos” – Foto: Divulgação

Linho, madeira maciça, pedras naturais e lã – esta fornecida pelo grupo de artesãs “Araucárias“, do sul do Brasil – foram os materiais escolhidos para os móveis. “Minha abordagem no design de móveis parte da conversa entre o material e o conceito, entre a experiência física e a construção intelectual dos objetos. Móveis são arquétipos, pois habitam a nossa memória e o nosso repertório visual”, explica Vik Muniz.

Coleção “Haptic”, em parceria com a Portobello – Foto: Divulgação

Apesar da estreia no mobiliário, esta não foi a primeira aventura do artista no mundo do design. Ao lado da Portobello, Muniz desenvolveu a coleção de revestimentos Haptic, lançada na Expo Revestir 2025. Inspirado em papéis de aquarela, ele explorou a conexão sensorial entre as superfícies e os ambientes, traduzindo a textura do papel para o porcelanato. As cores escolhidas também não são por acaso: remete às paletas de aquarela com as tintas intocadas.


Tendências

Tendências populares

©2023. Todos os direitos reservados. Noticias Agil

Noticias Agil
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.