Desconstrução da alfaiataria tradicional está em alta no SPFW!

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

The Future of Gadgets

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been standard dummy text ever since the 1500s,

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Foto: Marcelo Soubhia/ @agfotosite

O corte emblemático da alfaiataria como conhecemos pode ser considerado um dos mais populares e atemporais da história da moda. Durante o SPFW N59, edição que celebra os 30 anos da maior semana de moda da América Latina, podemos observar um padrão que vem se repetindo desfile após desfile: a alfaiataria como conhecemos já não é mais o bastante — é preciso inovar.


Saímos do universo óbvio, sóbrio e tradicional para ganhar novas modelagens, estruturas, texturas e apresentações, sem perder o aspecto mais importante que uma peça de alfaiataria pede: o requinte. Quando falamos dessas novas faces da alfaiataria, nesta temporada, podemos destacar:

 

Alexandre Herchcovitch

Apesar de modelos que perpetuam a modelagem tradicional, o veterano em Semanas de Moda nos apresenta novos projetos têxteis que trazem um ar ainda mais interessante para o que já era bom. Agora, a alfaiataria ganha uma nova roupagem, como, por exemplo, o veludo cotelê, além de novas texturas e cores.

 

Normando

Nem tão colorido e nem tão cheio de texturas. Para Normando, nada diz mais sobre a modernização de um estilo como o uso de técnicas para manter a estrutura de uma peça e novas silhuetas que transformam o corpo em uma peça de arte pra lá de interessante.

 

Leandro Castro

Estreante na São Paulo Fashion Week, o designer e criador de sua marca homônima desafia a capacidade de se fazer e entender a alfaiataria. Além do uso de materialidades que chamam a atenção pelo uso de descartes têxteis, Leandro Castro apostou em uma releitura moderna para peças tradicionais como blazers e sobretudos, trocando suas golas de lugar e reajustando silhuetas — são peças modernas que permanecem atemporais.

 

Reptilia 

A aposta de Heloisa Strobel enquanto alfaiataria para sua nova coleção com certeza foi expandir o comprimento clássico: encurtam-se as calças e alongam-se as sobreposições. Além desse diferencial, podemos destacar que a estrutura têxtil totalmente plana se divide nesse cenário com texturas e aplicações sobre tecidos. Os veludos, mais uma vez, se destacam por aqui.

 

À La Garçonne

Nada mais tradicional do que elementos como alfaiataria e xadrez, certo? Errado! Para À La Garçonne, a junção dessas duas tendências atemporais em cores modernas e modelagens que exaltam os ombros e afinam cinturas é o que está em alta para esta temporada.


Tendências

Tendências populares

©2023. Todos os direitos reservados. Noticias Agil

Noticias Agil
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.