O grupo Italian Radical Group, fundado por Sandra e Charley Vezza, marca seu retorno ao Salone del Mobile em 2025 com o espírito que sempre guiou o design italiano inconformista. O Radical Design emergiu na Itália, na década de 1960, e segue inspirando e influenciando o design contemporâneo. O movimento, que nasceu como uma resposta aos costumes da época, promoveu uma fusão entre arte, arquitetura e design que desafiava as convenções estabelecidas.
A influência do Radical Design é evidente em movimentos subsequentes, como o Memphis Group, fundado por Ettore Sottsass na década de 1980. No Salone del Mobile deste ano, o projeto da exposição do Italian Radical Group foi concebido pelo estúdio de arquitetura (AB)NORMAL e se divide em três ambientes distintos, refletindo a alma das marcas que o grupo carrega: Gufram, Memphis e Meritalia®.
No espaço da Gufram, materiais contrastantes e formas esculturais desafiam a lógica e a função tradicional dos objetos. Os destaques ficam para o já conhecido Boring Cactus, de Drocco e Mello, a poltrona escultural Mano, da artista Cinzia Ruggeri, e o espelho Sculpted Mirror, assinado pelo coletivo nova-iorquino Snarkitecture.
“Boring Cactus”, por Drocco e Mello – Foto: Divulgação
O espaço da Memphis, batizado de The Memphis Room, é uma celebração à cor e à forma, mas com o olhar sempre voltado à ruptura das normas. Este ano, a marca abre seus arquivos e traz à luz peças que até então só existiam nos bastidores da história do design. É o caso da mesa Venezia, de Ettore Sottsass, que originalmente fazia parte da residência privada do designer. Peças como o espelho Sheraton, de Luigi Serafini, e os espelhos Dorian e Ionian, de Michele De Lucchi, reforçam a potência do grupo.

Mesa “Venezia”, por Ettore Sottsass – Foto: Divulgação
A Meritalia® traduz seu espírito radical em objetos que vivem o cotidiano com uma dose de liberdade e funcionalidade criativa. Com a filosofia “Radical Everyday”, a marca equilibra soluções pragmáticas com formas ousadas. Neste ano, destacam-se as novas cores de La Michetta, assinado por Gaetano Pesce. A marca também homenageia Achille e Pier Giacomo Castiglioni com o relançamento das peças Morbio e Lierna, além de apostar em nomes contemporâneos como Francesco Meda, Laurids Gallèe e Irene Cattaneo.

Mesa “Morbio” e cadeiras “Lierna” – Foto: Divulgação