Gero – Foto: Divulgação
A Páscoa é tempo de celebração, afeto e, claro, boa comida. Nesta época do ano, diversos restaurantes capricham no cardápio para oferecer experiências gastronômicas que encantam os olhos e o paladar. Seja com pratos que homenageiam tradições — como o clássico bacalhau — ou com releituras criativas e sobremesas que dão protagonismo ao chocolate, os menus especiais da temporada são um convite à mesa. Vale a pena acompanhar as redes sociais de cada estabelecimento para conferir as opções completas indicadas em nossa food list, fazer reservas e garantir uma Páscoa ainda mais saborosa.
O bacalhau confitado com fonduta, alcachofra gratinada e aspargos é uma pedida especial do Gero- Foto: Divulgação
GERO
O restaurante Gero propõe um menu de Páscoa que combina tradição italiana e ingredientes frescos do mar, sob o comando do chef Lomanto Oliveira. Disponível no almoço e no jantar, a seleção traz pratos que equilibram leveza e sofisticação. Entre as entradas, destaque para a salada verde com creme de queijo e laranja kinkan, além do creme de amêndoas servido com peito de pato. Nos principais, brilham o bacalhau confitado com fonduta, alcachofra gratinada e aspargos, a lasanha de cordeiro assado e o risoto de lagosta com tomilho e limão. Para fechar, a sobremesa aposta na combinação de pistache, chocolate e limão siciliano com a torta italiana da casa.

Garganelli ao ragu de cordeiro é o prato principal do almoço de Páscoa do Fasano – Foto: Divulgação
FASANO
No restaurante Fasano, o chef italiano Luca Gozzani propõe uma sequência elegante e saborosa. Para começar, bacalhau na manteiga com creme de grão-de-bico; em seguida, garganelli ao ragu de cordeiro como prato principal. A sobremesa fica por conta do delicado finger de chocolate — combinação que traduz a sofisticação da casa em três tempos.

A grelhada de frutos do mar servida com purê de espinafre e gremolata – Foto: Divulgação
NONNO RUGGERO
Inspirado nas tradicionais trattorias italianas, o Nonno Ruggero — restaurante comandado por Gero Fasano — celebra a Páscoa com um menu especial que combina afeto e sofisticação. Para o almoço de domingo, os clientes poderão escolher entre receitas como a lasanha de bacalhau com molho trapanese e pesto de manjericão, a porchetta recheada com linguiça fresca e lentilha ao molho de mostarda cremona, o risoto de pera com nozes e aceto balsâmico ou ainda uma grelhada de frutos do mar servida com purê de espinafre e gremolata. Antes e depois do prato principal, o tradicional buffet da casa, com uma seleção de antepastos, saladas e sobremesas, complementa a experiência com charme e generosidade.

Com mais de cinco décadas de tradição, o restaurante prepara mais de 2,5 toneladas de bacalhau – Foto: Divulgação
BACALHAU, VINHO & CIA
Na Semana Santa, o Bacalhau, Vinho & Cia vive seu auge. Com mais de cinco décadas de tradição, o restaurante português prepara mais de 2,5 toneladas de bacalhau e milhares de bolinhos artesanais para o período. O peixe, importado de Ílhavo, em Portugal, passa por um rigoroso processo de dessalgue em água corrente e câmara fria, que preserva frescor e sabor. O movimento nas unidades da Barra Funda e do Itaim Bibi dobra, e as filas são parte do ritual. Para quem prefere o conforto de casa, a casa oferece menu especial com entrada, prato principal e sobremesa — entre eles, receitas clássicas como o Bacalhau à Zé Pallas e os emblemáticos pastéis de nata. Tudo chega pronto para ser finalizado no forno, mantendo viva a tradição.
TABERNA 474
Inspirada na culinária da orla portuguesa, mas com toques bem brasileiros, a Taberna 474 aposta em um clássico para a Páscoa: o Bacalhau na Brasa. Grelhado com maestria, o prato combina simplicidade e sabor intenso, valorizando o produto e mantendo viva a tradição lusitana em uma versão que é a cara da casa. Uma opção perfeita para dividir à mesa em clima de celebração.

Para o período pascal, a Adega Santiago apresenta a Bacalhoada na Lenha – Foto: Divulgação
ADEGA SANTIAGO
Com três unidades em São Paulo e uma no Rio, a Adega Santiago é referência quando o assunto é culinária ibérica. Para o período pascal, a sugestão é a Bacalhoada na Lenha — clássica, reconfortante e perfeita para compartilhar em família. Além dela, o cardápio traz outras seis opções de pratos com bacalhau, mostrando a versatilidade do ingrediente em preparos que vão do tradicional ao surpreendente.
CASARÌA
Especialista em presentes artesanais, o Casarìa criou uma coleção especial de delícias para a Páscoa. Os destaques vão para os ovos recheados, feitos com chocolate belga Callebaut, e para as Colombas Pascal, que surgem em versões clássicas — como chocolate branco ou ao leite — e com frutas cristalizadas. Entre os sabores exclusivos, há combinações como pistache com chocolate meio amargo, castanha de caju caramelizada com maracujá e cereja com ganache de champagne. A linha ainda conta com coelhinhos de chocolate, pirulitos temáticos, potes com dragês, ovinhos e até um bolo de cenoura em formato de coelho, todos disponíveis a partir de 21 de março no restaurante.

A Bacalhoada Portuguesa da Adega Assador – Foto: Divulgação
ADEGA ASSADOR
Na Adega Asador, onde o forno Josper e a parrilla são protagonistas, a Páscoa ganha um prato robusto e cheio de personalidade: a Bacalhoada Portuguesa. Composta por posta de bacalhau, legumes assados, feijão branco, ovos e azeitonas, a receita é preparada na brasa, o que realça os sabores e aromas. É uma versão que honra a tradição, mas com a força do fogo e da técnica que caracterizam a casa.

O La Casserole celebra o fim de semana com um menu degustação em cinco tempos – Foto: Divulgação
LA CASSEROLE
Referência da gastronomia francesa no centro paulistano, o La Casserole celebra o fim de semana com um menu degustação em cinco tempos, disponível no sábado e no almoço de domingo. A sequência começa com uma taça de espumante ao lado de ostras frescas, tartine de salmão defumado com creme azedo e ervas, e segue com fettuccine ao hadoque, molho de champanhe, limão-siciliano e aspargos verdes. Como prato principal, há opção entre paleta de porco ou filé-mignon ao molho de vinho tinto, acompanhados de musseline de batata e farofa de espinafre. Para encerrar, um café gourmand com duas sobremesas: merengue com sorvete de gianduia e choux recheado com creme de marrons e chantilly.

Entre as diversas opções, a Canelle oferece uma seleção de mini ovos degustação e biscoitos adoçados com tâmaras – Foto: Divulgação
CANELLE
A Canelle apresenta uma linha de Páscoa voltada para quem busca uma celebração saudável sem abrir mão do sabor. Todos os produtos são livres de glúten, lactose e açúcar refinado. Os ovos recheados e os de colher são adoçados naturalmente com stevia, taumatina e fibras vegetais. Entre os sabores, estão: Speculoos, Dubai Pistachio, Cocada Queimada com Baunilha do Cerrado, Almond Praliné e Hibisco com frutas vermelhas — os dois últimos veganos. A marca ainda oferece uma seleção de mini ovos degustação e biscoitos infantis em formato de coelho, adoçados com tâmaras.

Locale e sua edição limitada de ovos de Páscoa disponível até 20 de abril nas unidades do Itaim e Pinheiros
LOCALE
Para a Páscoa de 2025, o Locale lança mini ovos recheados nos sabores clássicos da casa — como brigadeiro, doce de leite com nozes e brigadeiro de pistache. A edição limitada está disponível até 20 de abril nas unidades do Itaim e Pinheiros. A novidade chega em um momento especial para o Grupo Locale, que unificou suas marcas e inaugurou recentemente a nova casa em Pinheiros. O espaço reúne cafeteria, bar e trattoria italiana em um ambiente arejado, com teto retrátil, projeto de Andreoni Arquitetura e décor em tons de bordô, verde escuro e creme. O cardápio combina clássicos italianos — como massas, pizzas e sobremesas — com brunch servido diariamente. A carta de drinks leva a assinatura de Márcio Silva e traz coquetéis autorais e tradicionais, além de uma seleção especial de vinhos.

Bacalhau ao molho de capim-santo é uma das deliciosas opções do Pé de Manga – Foto: Divulgação
PÉ DE MANGA
O Pé de Manga preparou um menu completo de Páscoa, com entrada, prato principal e sobremesa, disponível entre os dias 18 e 20 de abril. A experiência começa com uma crosta de pão italiano servida com burrata, cogumelos, tomate seco e salada ao molho pesto. O prato principal é o bacalhau ao molho de capim-santo, servido com risoto de azeitonas e finalizado com bacon de alho-poró. Para adoçar, brownie artesanal com calda quente de chocolate e sorvete de macadâmia. Quem preferir pode optar apenas pelo prato principal.

O Due Cuochi celebra a Páscoa com diversas receitas especiais – Foto: Divulgação
DUE CUOCHI
O Due Cuochi celebra a Páscoa e seus 20 anos com receitas especiais servidas nas quatro unidades entre 18 e 20 de abril. O clássico da data é o penne com lascas de bacalhau, vegetais e ovos de codorna. Também há a opção de menu degustação, que percorre sabores como mini raviolo de gema, tagliolini com camarões, picanha de cordeiro com legumes torneados e pera confitada com sorvete de mascarpone — uma experiência gastronômica completa.

A sobremesa é recheada com creme trufado de chocolate 70% – Foto: Divulgação
VIRADO
O chef Paulo Nuza aposta em uma releitura da clássica mil-folhas, que ganha versão especial entre os dias 15 e 20 de abril. A sobremesa, feita com massa folhada artesanal, é recheada com creme trufado de chocolate 70% e um toque de caramelo salgado — combinação que equilibra crocância, intensidade e doçura na medida certa.

A Moqueca Parrillera da Casa Porteña une filé de pescada amarela e camarão rosa grelhado – Foto: Divulgação
CASA PORTEÑA
A rede Casa Porteña celebra a Páscoa com um prato inédito: a Moqueca Parrillera. A receita une filé de pescada amarela e camarão rosa grelhado ao tradicional molho de moqueca, acompanhados de arroz branco e farofa crocante de banana. Servido em porção para dois, é uma alternativa leve e saborosa para quem evita carne vermelha durante o feriado.

Piccini apresenta sua lasanha de bacalhau com pomodoro e azeitonas pretas – Foto: Divulgação
PICCINI
O restaurante Piccini, nos Jardins, destaca pratos que unem tradição e criatividade para o almoço e jantar de Páscoa. Entre eles, duas lasanhas: uma vegetariana, com berinjela, abobrinha, scamorza defumada e pesto; e outra de bacalhau com pomodoro e azeitonas pretas. No domingo, há sugestões com cordeiro — carré com risoto de açafrão e paleta com tagliolini na manteiga e sálvia. A sobremesa é o tortino de chocolate com framboesa, servido morno com gelato de baunilha. Os vinhos sugeridos pelo sommelier completam a experiência.

O destaque do BEEFBA é o carré de cordeiro uruguaio – Foto: Divulgação
BEEFBAR
No Beefbar São Paulo, localizado nos Jardins, a Páscoa será marcada por pratos exclusivos. Na sexta-feira, 18 de abril, o cardápio inclui peixe Saint Peter no vapor com vegetais, gengibre e molho imperial, além de uma versão vegetariana com couve-flor assada, tahine verde, romã e gergelim. Já no domingo, 20 de abril, o destaque é o carré de cordeiro uruguaio, com sugestões de acompanhamentos como purê de castanha-do-pará, aspargos grelhados ou vegetais frescos. A sobremesa especial é um soufflé de chocolate AMMA 75%, servido com sorbet de cacau, caramelo e gergelim.
BOSCO
No Bosco, a experiência vai além da cozinha — ela se estende à arquitetura do espaço, onde massas artesanais dividem a cena com desenhos originais de Niemeyer nas paredes. Na Sexta-feira Santa, apenas para o almoço e jantar, a casa oferece a lasanha al baccalà alla vicentina — preparada com lascas de bacalhau, molho bechamel, tomate confitado e grana padano. Já no domingo de Páscoa, o almoço traz um clássico italiano digno da data: agnolotti di agnello, recheado com cordeiro assado e finalizado com redução do próprio molho e manteiga de hortelã.

O Rancho Português combina restaurante, empório e adega com mais de 800 rótulos – Foto: Divulgação
RANCHO PORTUGUÊS
Comemorando a Páscoa com generosidade, o Rancho Português, na Vila Olímpia, oferece brindes em dois dias do feriado. Na Sexta-feira Santa, quem pedir o Bacalhau à Trás-os-Montes ganha três pastéis de nata. No domingo de Páscoa, ao escolher a Perna de Cabrito à moda de Braga, o cliente é presenteado com duas taças de Vinho do Porto. A casa combina restaurante, empório e adega com mais de 800 rótulos, oferecendo uma experiência imersiva na cultura portuguesa.

A Davvero lança o gelato Chocoamendo Caramelo, Inspirado nos tradicionais ovos de Páscoa – Foto: Divulgação
DAVVERO
A Davvero Gelato aposta em uma criação exclusiva para a temporada: o gelato Chocoamendo Caramelo. Inspirado nos tradicionais ovos de Páscoa, combina base de paçoca com camadas de caramelo e chocolate meio amargo, finalizado com amendoim e uma casquinha crocante de chocolate. A novidade está disponível em todas as lojas da marca no Brasil, entre 16 de março e 3 de maio, incluindo delivery.

Luce transforma suas sobremesas em ovos de colher – Foto; Divulgação
LUCE
Para celebrar a Páscoa de forma criativa, o Luce transforma suas sobremesas em ovos de colher sofisticados. Servidos nos Jardins e no Pátio Higienópolis, as releituras incluem três versões: Banoffee, com banana assada, gelato de baunilha e calda de caramelo; Mil Folhas, com creme pâtissier e frutas vermelhas; e Tiramisù, com creme mascarpone, biscoito artesanal e café com marsala. Ideal para dividir, os ovos reinterpretam doces clássicos em um formato surpreendente.

O Nica Café, nos Jardins, prepara um brunch especial servido em seu charmoso rooftop com vista para o bairro – Foto: Divulgação
NICA CAFÉ
Nos fins de semana de Páscoa, o Nica Café, nos Jardins, prepara um brunch especial servido em seu charmoso rooftop com vista para o bairro. O buffet inclui pães de fermentação natural, frios, frutas, doces, quiches e uma seleção de bebidas, além de opções feitas na hora, como ovos, tapiocas recheadas e o famoso croque monsieur da casa. Comandado pela empresária recifense Carla Konrad, o café incorpora sabores do Nordeste ao cardápio, trazendo ingredientes diretamente de Recife, como queijo manteiga, coalho e bolo de rolo. O ambiente, arejado e cercado de verde, convida a celebrar a data com leveza e afeto.