Por Sabrina Matos
A cantora e compositora Vanessa da Mata prepara o lançamento de seu novo álbum de estúdio, batizado de Todas Elas. O disco chega ao público no dia 12 de maio com a proposta de explorar múltiplas camadas femininas e transitar entre diferentes gêneros, como reggae, soul, piseiro e MPB contemporânea.
Um disco feito de muitas mulheres
Vanessa compôs as 12 faixas inéditas do álbum e mergulhou em suas próprias emoções para compor histórias que falam de ilusões, desilusões, força e leveza. Para ela, cada faixa representa uma das muitas mulheres que vivem dentro de si.
“São várias mulheres dentro dele que compõem a minha pessoa”, disse a artista. Segundo Vanessa, esse disco “poderia contar a história de várias mulheres”, não apenas a dela.
Produção feita em casa, com assinatura própria
Gravado no Visom Digital, no Rio de Janeiro, o disco foi produzido pela própria cantora com arranjos desenvolvidos em conjunto com os músicos de sua banda. Nomes como Marcelo Costa (bateria), Maurício Pacheco (guitarra e violão) e Rafael Rocha (trombone) assinam os arranjos, conferindo uma sonoridade coesa e orgânica ao trabalho.
Parcerias que somam mundos
Entre os destaques do projeto, estão as colaborações com o cantor João Gomes, em uma faixa escrita por Vanessa, e com o pianista norte-americano Robert Glasper, um dos maiores nomes do jazz atual. O álbum também conta com a participação do compositor Jota.Pê em um reggae intimista que expande ainda mais o leque de referências do disco.
Primeiro single já disponível
A faixa “Esperança”, lançada em abril, abriu os trabalhos e revelou parte do tom emocional e reflexivo que permeia o álbum. A música destaca uma mensagem positiva envolta por arranjos delicados e vocais suaves, características marcantes do estilo da cantora.