Brasil ocupou a Semana de Design de Milão

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

The Future of Gadgets

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been standard dummy text ever since the 1500s,

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Entrada da exposição – Foto: Divulgação

Durante a Semana de Design de Milão, a exposição Chuva do Caju ocupou os espaços da Università degli Studi di Milano. O conceito foi inspirado em um fenômeno climático específico do Brasil: as chuvas esparsas que antecedem a florada do cajueiro, entendido aqui como metáfora de transformações, imprevisibilidade e renovação diante dos desafios — sejam eles climáticos, sociais ou cotidianos.

A curadoria propôs um diálogo entre memória, território e processos criativos, reunindo 50 projetos de design autoral brasileiro. “O título ‘Chuva do Caju’ surgiu de uma vontade de transmitir esperança e enfrentamento juntos. Mostrar a beleza da nossa linguagem formal e material, mas ao mesmo tempo alertar que isso advém de muitas dificuldades enfrentadas”, explica Bruno Simões, curador da mostra. “A esperança é enraizar nossa cultura material, mostrar um orgulho regional que não pretende se enquadrar em normas internacionais”.

As peças expostas são assinadas por estúdios, designers independentes e coletivos de diferentes regiões do Brasil. O estúdio a.terra, por exemplo, apresentou a luminária Celestia, concebida como uma representação visual do processo criativo ligado ao feminino. A designer Aline Angeli, de Alagoas, exibiu a série Costa dos Corais, composta por esculturas cerâmicas baseadas em peixes da costa nordestina.

Chuva do Caju: Costa dos Corais

”Costa dos Corais”, por Aline Angeli – Foto: Divulgação

No campo da marcenaria, a coleção Origens, do ateliê Daniel Castelli, destacou tábuas de madeira que refletem o processo manual e o respeito ao tempo da matéria-prima. O Studio Pedro Galaso apresentou a mesa lateral Seixos, inspirada na forma das pedras moldadas pela natureza. Já o estúdio Artífice reinterpretou o tamborete tradicional em sua peça Star Stool, feita em madeira sucupira-preta.

Chuva do Caju: Origens

Coleção “Origens”, por ateliê Daniel Castelli – Foto: Divulgação

Outros trabalhos também exploraram a intersecção entre técnicas artesanais e tecnologia. O coletivo Dua.dsg apresentou a coleção Caju, construída com cerâmica e bronze em parceria com a Una Ambientes. O F.Studio exibiu a luminária Baleiro, feita em vidro soprado e inspirada nas balas expostas em armazéns do interior do Brasil. Já a designer Rahyja Afrange apresentou um banco estofado com fibra de abacaxi, intitulado Nina, em colaboração com a Piñatex.

Luminária Baleiro

Luminária “Baleiro”, por F.Studio – Foto: Divulgação

Outros nomes como Dois Ao Quadrado, Breton e Estúdio Venetucci também marcaram presença na Chuva do Caju. “A atenção ao tema sustentabilidade está desde o título e discurso da mostra até a cenografia, toda pensada para o reaproveitamento de materiais e aproveitamento extremo da luz e ventilação (…). Com respeito aos produtos, a principal preocupação é com a origem legal da madeira brasileira. No universo do mobiliário esse enfrentamento é fundamental diante do cenário de desmatamentos criminosos”, finaliza Simões.


Tendências

Tendências populares

©2023. Todos os direitos reservados. Noticias Agil

Noticias Agil
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.