No Dia do Chá, veja sugestões para aproveitar a bebida em São Paulo – Foto: Reprodução/Instagram/@cafepace
O Dia Internacional do Chá é comemorado em 21 de maio. A história dessa bebida milenar tem origem na antiga China, onde foi descoberta há milhares de anos. Diz a lenda que o chá surgiu por acaso, quando folhas da planta Camellia sinensis caíram em água fervente, criando um líquido aromático e saboroso. Desde então, o chá passou a ser usado com fins medicinais e, mais tarde, transformou-se em um hábito diário e até ritualístico — especialmente no Japão, com a tradicional prática do Chado.
Para quem aprecia essa bebida tão especial, separamos alguns lugares imperdíveis em São Paulo que oferecem chás deliciosos para celebrar a data:
Talchá

Foto: Reprodução/Instagram/@atalcha
A Talchá já se tornou um clássico entre os paulistanos. É uma loja totalmente dedicada aos chás, com diversas infusões e ervas. O cardápio inclui desde os sabores mais tradicionais até criações autorais, sempre com foco em aromas, sabores e benefícios à saúde. Além das bebidas, a casa também oferece acessórios para preparo e degustação. Vale a visita — e cada gole.
Talchá
Shopping Pátio Higienópolis: Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, São Paulo (SP)
Shopping JK Iguatemi: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, São Paulo (SP)
Horários de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 22h; domingos das 14h às 20h
Mori Chazeria

Foto: Reprodução/ Instagram/ @mori.chazeria
Localizada no coração do bairro do Paraíso, a Mori Chazeria é uma casa de chá japonesa ideal para quem deseja saborear a gastronomia oriental, reunir amigos ou até trabalhar em um ambiente agradável e, principalmente, experimentar as bebidas da casa. O destaque vai para as versões à base de matchá — delicados, surpreendentes e cheios de sabor -, como o refrescante Matchá Lemonade.
Mori Chazeria
Rua Coronel Oscar Porto, 267 – Paraíso, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 11h30 às 17h27
Café Pace

Foto: Reprodução/ Instragram/ @cafepace
Moderno e cheio de personalidade, o Café Pace une gastronomia oriental e tradição japonesa, além de juntar moda e contemporaneidade. O espaço foi criado com base nos valores e inspirações culturais do Japão, pelas cofundadoras Simone Xirata e Yasmin Yonashiro. O resultado é uma experiência imersiva no universo dos cafés e chás japoneses, com a assinatura única da Pace. Sem contar que tudo possui uma estética minimalista com um toque de futuro.
Café Pace
Alameda Itu, 1466 – Sobreloja PACE – Cerqueira César, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 19h; domingos das 12h às 17h
Bibla

Foto: Reprodução/ Instagram/ @bibla.bibla
A Bibla é mais do que uma cafeteria — também é uma livraria encantadora. Perfeita para os dias frios, convida você a se aquecer com um bom chá enquanto se perde nas páginas de um livro.
O ambiente é calmo e acolhedor, com uma arquitetura que lembra casa de vó, cheia de charme e memórias afetivas. É um lugar delicioso tanto para momentos individuais de leitura quanto para encontros com amigos. A Bibla carrega uma atmosfera mágica e convida a desacelerar.
Bibla
Praça Professora Emília Barbosa Lima, 58 – Vila Madalena, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta das 07h30 às 21h30; domingos das 09h às 19h
Moncloa

Foto: Reprodução/Instagram/ @moncloa
A Moncloa é uma marca de autocuidado e bem-estar que transporta o chá para níveis diferentes. Além das ervas, eles proporcionam produtos para casa, aromaterapia, e até chás para pets. A Moncloa é um universo voltado ao autocuidado com a utilização das ervas como um meio de bem-estar.
Moncloa
Shopping Morumbi: Av. Roque Petroni Júnior, 1089 – Jardim das Acacias, São Paulo (SP)
Shopping Eldorado: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Horários de funcionamento: segunda à sábado das 10h às 22h; domingos das 14h às 20h
Escola de Chá Embahú

Foto: Reprodução/ Instagram/ @escoladecha
Desde 2013, a Escola de Chá Embahú dedica-se à educação do chá. Yuri Hayashi é pesquisadora e fundadora da escola, a primeira instituição de formação da bebida no Brasil. Tornando-se referencia de qualidade e ensino sobre todo o processo do chá, desde o plantio, incluindo todo o processo e produção.
Escola de Chá Embahú
Endereço: Rod. Mun. Ana Chata, s/n, São Bento do Sapucaí (SP)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 14h às 17h
Motchimu

Foto: Reprodução/ Instagram/ @motchimu
O minimalismo permeia cada detalhe da Motchimu — da decoração aos motchis artesanais, preparados 100% com arroz, em respeito à tradição japonesa. Aqui, os motchis são os grandes protagonistas, mas são harmonizados com matchas ou com a curadoria especial de chás importados diretamente do Japão.
Motchimu
R. Dr. Melo Alves, 303 – Jardins, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 18h