Mulheres que inspiram: conheça Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra a ser eleita para a ABL

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

The Future of Gadgets

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been standard dummy text ever since the 1500s,

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Foto: Reprodução/Instagram/@_anamariagoncalves

A escritora Ana Maria Gonçalves acaba de entrar para a história ao ser eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira número 33, anteriormente pertencente ao filólogo Evanildo Bechara. Com a eleição, Ana Maria se torna a primeira mulher negra a integrar a tradicional instituição fundada em 1897, que hoje reúne nomes como Fernanda Montenegro e Gilberto Gil.

Autora do premiado romance “Um Defeito de Cor (2006)”, ganhador do Prêmio Casa de Las Américas (Cuba, 2007) e considerado o maior romance do século, Gonçalves é uma das vozes literárias mais potentes da atualidade.

Em 2024, a obra inspirou o enredo da escola de samba Portela, que conquistou o Estandarte de Ouro, recebeu nota máxima no samba-enredo e brilhou no Desfile das Campeãs. O sucesso no carnaval impulsionou ainda mais o livro, destacando-o entre os mais vendidos do país, com edições esgotadas.

Além de atravessar o carnaval e o mercado editorial, “Um Defeito de Cor” também foi levado para o universo das artes visuais. Ana Maria Gonçalves é co-curadora da exposição “Um Defeito de Cor”, eleita a Melhor Exposição de 2022, que já passou pelo Rio de Janeiro, Salvador e, em abril de 2024, estreou em São Paulo, no Sesc Pinheiros. O romance  ganhou forma no espaço expositivo do segundo andar do Sesc Pinheiros, em São Paulo, com uma mostra que extrapola as páginas do livro e propõe uma imersão sensorial e simbólica em sua narrativa. A exposição, que já passou pelo Rio de Janeiro e Salvador, é fruto de uma curadoria colaborativa entre Ana Maria Gonçalves, Amanda Bonan e Marcelo Campos (ambos do Museu de Arte do Rio), e reúne obras de 131 artistas, entre nomes consagrados e contemporâneos, como Kwaku Ananse Kintê, Kika Carvalho, Antonio Oloxedê e Goya Lopes.

A obra, já considerada uma das mais relevantes da literatura contemporânea brasileira, reconstrói a história de Kehinde, uma mulher africana trazida ao Brasil como escravizada, em uma saga que atravessa séculos, continentes e diversas camadas da identidade afro-brasileira. Com uma escrita densa, histórica e poética, Ana Maria dá forma à memória, à resistência e à complexidade de uma experiência marcada pela diáspora e pelo racismo estrutural.

Natural de Ibiá, no interior de Minas Gerais, Ana Maria trabalhou como publicitária em São Paulo antes de deixar tudo para trás, em 2002, e se mudar para Itaparica com o desejo de se dedicar integralmente à literatura. Seu primeiro romance, “Ao lado e à margem do que sentes por mim”, foi publicado de forma independente e vendido quase inteiramente pela internet — um feito raro para a época. Mas foi com “Um Defeito de Cor”, seu segundo livro, que Ana Maria entrou definitivamente para o cânone da literatura brasileira.

A obra levou cinco anos para ser concluída, incluindo dois anos de pesquisa intensa, um ano de escrita e outros dois de reescrita minuciosa. Com sólida atuação no Brasil e no exterior, foi escritora residente em instituições como Tulane, Stanford e Middlebury, nos EUA a autora ganha destaque nacional e internacional com os debates raciais no campo da literatura.

Sua entrada na ABL representa não apenas um marco pessoal, mas também um gesto simbólico de reparação histórica e ampliação da representatividade dentro da literatura brasileira.


Tendências

Tendências populares

©2023. Todos os direitos reservados. Noticias Agil

Noticias Agil
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.