Cartaz do filme “O Último Azul” – Foto: Divulgação
Com estreia marcada para 28 de agosto de 2025 nos cinemas brasileiros, “O Último Azul”, novo longa de Gabriel Mascaro, chega ao país após conquistar destaque internacional. Distribuído pela Vitrine Filmes, o longa foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim e ainda levou o Prêmio do Júri Ecumênico e o reconhecimento do público com o Prêmio do Júri de Leitores do jornal Berliner Morgenpost.
O roteiro é assinado por Mascaro em parceria com Tibério Azul, com colaborações de Murilo Hauser e Heitor Lorega. Segundo o diretor, o filme é um manifesto poético sobre o direito de sonhar — independentemente da idade — e sobre a possibilidade de ressignificar a vida a qualquer momento.
Com atuações de Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo, a trama se desenrola em uma Amazônia distópica, onde idosos são realocados pelo governo em colônias habitacionais. Nesse cenário, acompanhamos Tereza, interpretada por Weinberg, uma mulher de 77 anos que se lança em uma travessia pelos rios amazônicos para realizar um último desejo antes de ser obrigada ao exílio.
Assista ao teaser: