Azzedine Alaïa e Christophe Von Weyhe juntos, em 2016. (Foto: Getty Images)
Uma lenda na moda, Azzedine Alaïa levou uma vida discreta e são poucos os fashion insiders que conheciam (pessoalmente ou não) seu grande amor e companheiro Christoph von Weyhe, que faleceu nesta quarta-feira aos 88 anos. Sua participação na intimidade do estilista, entretanto, foi criativamente significativa.
Nascido na Alemanha 1937, o aristocrata Von Weyhe se mudou para Paris nos anos de 1950, onde se formou em Belas Artes. Conheceu o tunisiano Azzedine, ainda no início da carreira, na década seguinte e os dois jamais se separaram. Enquanto artista, Christoph ficou conhecido por pintar com guache as cenas noturnas dos portos de Hamburgo mas, até os 1980s, também era ela quem decorava, à mão, o as etiquetas de vestidos de alta costura com o nome de Alaïa.

Christophe Von Weyhe juntos, em 2019. (Foto: Getty Images)
Depois da morte do designer em 2017, Von Weyhe cofundou a Fondation Azzedine Alaïa, palco de exposições de moda concorridas na capital francesa e com a qual, em anos recentes, ele disputava uma batalha judicial após ser expulsado do conselho.
Em 2016, uma coletânea de suas obras foi reunida no livro “Christoph von Weyhe, Em Silêncio” e, ainda hoje, algumas de suas pinturas são regularmente expostas nas lojas da marca. Sua morte representa mais uma cortina fechada no legado criativo da Maison Alaïa.