Mari Maria por trás da fórmula: beleza com identidade

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

The Future of Gadgets

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been standard dummy text ever since the 1500s,

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Foto: Divulgação

Mari Maria é um daqueles nomes que ultrapassam o rótulo de “influenciadora”. À frente de uma das marcas de beleza mais conhecidas do país, ela construiu um universo próprio onde maquiagem é mais do que vaidade — é expressão, é sensorialidade, é potência. Em meio a laboratórios, fórmulas, embalagens e muitas visitas a fábricas, Mari imprime sua visão em cada detalhe, sem perder a conexão com quem está do outro lado da tela.

Nesta entrevista, ela nos leva pelos bastidores do seu processo criativo, fala sobre inspirações, desafios e sobre como transformar uma ideia em um produto que entrega muito mais do que beleza: entrega sensação, afeto e identidade.

Harper’s Bazaar Brasil – Mari nos conte um pouco como é estar a frente de uma marca tão consolidada da indústria da beleza?

Mari Maria- Estar à frente de uma marca tão consolidada na indústria da beleza parece um sonho de menina, poder trabalhar com algo que eu sempre sonhei. Mas, ao mesmo tempo, vem junto um desafio e uma responsabilidade. Eu falo sempre isso porque quero muito atender à expectativa do meu público e poder expandir para novos horizontes. Então, me sinto no dever de estudar, estar entendendo o que está à frente nas tendências e poder trazer isso de uma forma produtiva para o nosso país. Gosto muito de visitar as fábricas, entender qual formulação conseguimos introduzir na indústria brasileira e, ao mesmo tempo, elevar a entrega para o mercado, trazendo também tecnologia de fora. Hoje vejo como uma grande responsabilidade e um grande desafio, mas não muda o fato de que estou vivendo o meu sonho.

 

HBB- E o seu processo criativo? O que te levou a apostar nesse tipo de produto? São pesquisas de tendências de comportamentos, insights pessoais? Como você desenvolve seus produtos?

MM – Acredito que o meu processo criativo acaba sendo dividido em duas partes: a minha parte como empresária, que hoje vivencio muito essa rotina de fábrica, entender o que há de melhor no mercado; vou visitando, conhecendo fórmulas, embalagens, e assim consigo construir um produto.
E também a minha parte como influenciadora, porque sei o que o público espera e o que os outros influenciadores esperam daquilo que venho oferecer com a minha marca. Então, acabo juntando tudo isso e trazendo um conceito.
Essa ideia de frutas é algo que acredito que vem desde o ano passado, essa associação com alimento, essa experimentação sobre o produto ser algo sensorial que você consegue comprar com os olhos, sentir o cheiro, pensar no sabor. Associar o produto com comida já é uma tendência de mercado.
Acredito que fruta é muito brasileira, é muita brasilidade. Então, conseguir trazer uma fórmula 100% brasileira, com um ativo da fruta, associando ao cheiro e, ao mesmo tempo, contando um pouco dessa história que vivemos aqui no Brasil, com as melhores frutas do mundo, foi muito gostoso.
Conseguimos unir o que havia de melhor da fábrica, da fórmula, da embalagem, do sensorial, junto com as tendências — hoje falamos do produto poder ser um acessório também, para colocar na bolsa, que é uma tendência.
Acho muito gostoso esse processo criativo e ver que o produto realmente foi aquilo que eu esperava.

HBB- Na sua rotina de skincare, o que não pode faltar?

MM- A minha rotina básica é sempre lavar o rosto de manhã e à noite, mas, à noite, preciso fazer um double cleansing. Depois, uso tônico, vitamina C de manhã e à noite também, quando não uso outros ácidos. Um bom hidratante é indispensável, principalmente na área dos olhos, onde estou gostando muito de usar hidratante com retinol para diminuir as manchinhas. Mas vou mudando conforme a necessidade da minha pele.

 

Foto: Divulgação

HBB- Mari, e como surgiu a ideia de criar a linha Lip Juice? Houve alguma inspiração pessoal ou tendência de mercado que motivou o lançamento?

MM- Esse projeto aconteceu por conta de outro projeto que ainda não lançou. Comecei a estudar a laranja e entender os benefícios da laranja para os lábios. Ainda estamos desenvolvendo, mas logo depois comecei a estudar outras frutas e o quanto isso tinha a ver com esse momento de trazer um ativo de uma fruta que seria bom para os lábios, além de proporcionar experimentação e esse sensorial que remete à fruta.
Acho que não tem nada mais brasileiro do que frutas, e temos as melhores frutas do mundo, com a melhor qualidade. Comecei a visitar algumas fazendas, principalmente de morango, sou obcecada por morango, e comecei a entender melhor sobre o óleo de morango, o quanto seria legal trazer esse sensorial, essa experimentação para o produto.
Foi assim que começamos a desenvolver esse projeto. Já são cerca de seis meses nesse desenvolvimento e ele casaria com todo esse momento que estamos vivendo de experimentação.
Então, foi muito legal percebermos que viríamos com um conceito muito importante para o lançamento.
Trouxemos também a ideia de fazer desse produto um acessório, porque está muito em alta poder ter um acessório na bolsa — o labubu, o lafufu, né? — que são temas muito fortes no mercado.
Pensei: precisamos de um gloss que possamos colocar na bolsa também.
Decidimos, então, definir a “cabecinha” do gloss de uma forma diferente, ao invés de colocar como chaveirinho, queríamos que fosse algo reutilizável. Essa embalagem é diferente do que temos em nosso portfólio.
Então entendemos que seria mais funcional trazer a capinha como uma solução que você pode colocar tanto em cima quanto embaixo do gloss, e ao mesmo tempo reutilizá-la várias vezes.
Não precisa jogar fora; pensamos como uma solução para essa geração Z que adora customizar. Foi um momento incrível em que conseguimos unir o conceito com a tendência, que é maravilhosa, e, ao mesmo tempo, criamos um produto extremamente versátil que conseguimos reutilizar.

HBB- O conceito sensorial e divertido da linha é muito marcante. Como foi o processo criativo para chegar nessa proposta?

MM- O processo criativo foi muito gostoso, porque foi justamente quando entendemos o quanto seria interessante, para esse momento, conseguir trazer um ativo e, ao mesmo tempo, uma associação com uma fruta e uma experimentação que envolvesse sabores, cheiros, uma sensação única de você estar consumindo um produto que remete 100% àquela fruta que você gosta, que você espera, e que ao mesmo tempo hidrata os lábios.
Então o processo criativo foi muito interessante, porque construímos primeiro o produto, entendendo o conceito e conectando com a tendência.

HBB- A fórmula contém ingredientes potentes como Vitamina E, D-Pantenol e Ácido Hialurônico. Qual desses ativos você considera o grande diferencial da linha — e por quê?

MM- Achei que a fórmula ficou bem interessante, justamente porque tem o D-pantenol e o ácido hialurônico, e conseguimos utilizar também o que vem da fruta, por exemplo, o óleo de morango.
Juntar tudo isso é muito gostoso, porque dá toda aquela sensação de você estar trazendo uma hidratação que vem direto da fruta.

 

HBB- Você falou sobre “entregar sensações e benefícios reais”. O que você gostaria que as pessoas sentissem ao usar o Lip Juice pela primeira vez?

MM- Como nos preocupamos muito com a experimentação, tanto o aplicador, que é mais redondinho e bem gostoso de aplicar, quanto a tampinha, que é uma bolinha, e o emborrachado do acessório, que dá essa aderência na hora de puxar… Então, na hora que você aplica, vai sentir na hora uma hidratação; ele hidrata e ao mesmo tempo dá um laqueado nos lábios.
Deixa imediatamente o lábio bonito e, dependendo da cor da fruta, fica com uma corzinha diferente nos lábios.
Acredito que o diferencial está na hidratação e, claro, será uma experimentação individual, então cada lábio terá uma beleza única.

BAZAAR: Qual foi o maior desafio ao desenvolver um produto que une skincare e maquiagem?

MM- Acho que são vários desafios. O meu desafio pessoal foi conseguir ver a entrega de um produto que realmente vai dar um efeito bonito e, ao mesmo tempo, proporcionar hidratação nos lábios.
Perceber um diferencial de produto a produto, cada cor entrega um diferencial na aplicação, mas ao mesmo tempo tem um benefício.
Unir tudo isso é o mais difícil, mas acredito que, em relação às químicas, há outro desafio: fazer uma fórmula interessante e que, ao mesmo tempo, faça sentido para o mercado.

 

Foto: Divulgação

HBB- Com esse lançamento, a Mari Maria Makeup reforça sua presença no mercado de cuidados com os lábios. Podemos esperar mais produtos de skincare ou híbridos de maquiagem e tratamento no futuro?

MM-Digamos que temos um caminho pela frente. Acho que iniciar com a linha labial é muito importante, justamente porque conseguimos fazer produtos de extrema qualidade aqui no mercado nacional.
Poder falar que o produto é 100% nacional é muito gostoso — desde o desenvolvimento, a fórmula, até a embalagem.
Mas acredito que ainda precisamos trazer um pouco mais de tecnologia, algumas coisas.
Estamos cada vez mais estudando e nos aprimorando. A marca vai evoluindo conforme vamos conseguindo ter mais tecnologia, mais acessos.
Então é muito importante trazer cada vez mais isso para o mercado interno.

HBB- Como fundadora e CEO, como você se envolve nos processos de criação de cada linha? Você participa ativamente da escolha de fragrâncias, fórmulas e embalagens?

MM- Como CEO de uma marca independente de beleza, hoje amo dizer que faço parte de todos os projetos que envolvem os produtos, justamente por conta das relações que temos com as fábricas. Essas relações são muito importantes.
Temos uma equipe maravilhosa; estou sempre duplando com pessoas realmente capacitadas e que se capacitam cada vez mais para trazer inovação para o mercado.
Mas é muito importante eu estar à frente de todos os projetos, justamente por conta dos acessos — de podermos ir às melhores fábricas, ter acesso aos melhores fornecedores.
Isso faz muita diferença, porque precisamos ter uma comunicação muito transparente da fábrica para o consumidor: o que o consumidor consome, o que ele está vendo ser produzido.
Eu, como influenciadora, me sinto no dever de mostrar isso para a minha consumidora, para ela entender cada vez mais a importância de saber o que está consumindo.

 

HHB -Qual é o principal propósito da sua marca?

MM- O principal propósito da marca vem da essência dela: nasceu de uma menina que se sentia muito insegura em relação à sua aparência e ela só queria possibilidades.
Então, hoje queremos dar o poder da escolha, a possibilidade de poder sentir como você quer, se sentir livre para escolher opções para ser o que quiser ser.
Esse é o principal propósito da marca: ir em busca da sua melhor versão, do que você acha que é a sua melhor versão.

BAZAAR: Dentro do seu universo, quais são suas inspirações? Quais músicas, séries, hobbies você gosta? Nos conte um pouco sobre o que te inspira e o que te cerca no dia a dia.

MM- Dentro do meu universo, há várias mulheres que me inspiram muito, como Charlotte Tilbury, Pat McGrath e Huda Beauty.
Tenho poucos hobbies, porque a minha vida é muito corrida, mas digamos que o meu hobby hoje em dia é fazer balé.
O balé tem me inspirado bastante, apesar de eu ter sido uma criança que gostava muito mais de andar de cavalo — quando eu tinha seis, sete anos, participava de campeonatos de marcha. Acho que era um momento em que me conectava com a natureza.
Hoje busco realmente me aprofundar no mercado, entender como podemos evoluir o nosso mercado nacional. Esse é o meu grande propósito, como influenciadora: trazer verdade para o público, coerência, propósito, falar de coisas realmente positivas para o nosso país, conseguir gerar emprego.
E, como marca, conseguir falar sobre evolução do mercado, trazer novas tecnologias.
Isso é uma peça fundamental; acredito que é um dever ser coerente com o meu público e, ao mesmo tempo, conseguir influenciar para o bem.
Precisamos de uma influência para o bem, isso é muito importante, sempre.
Temos muitas influenciadoras hoje que realmente estão influenciando para o bem, e precisamos nos unir cada vez mais para falar de coisas que realmente vão movimentar o mercado de uma forma positiva.


Tendências

Tendências populares

©2023. Todos os direitos reservados. Noticias Agil

Noticias Agil
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.