Veja como incluir os clogs no seu guarda-roupa – Foto: Getty Images
Nomeados como cozy clogs, footbed sandals ou, mais recentemente, Lady Corks, esse footwear robusto, com palmilha anatômica e construções mais fechadas, vem se consolidando como a nova temática must-have do vestir contemporâneo. Já tomaram conta do hemisfério norte — e agora aterrissam por aqui com força total, em releituras das marcas Beira Rio, Moleca, Vizzano e Modare Ultraconforto, que traduzem o calçado-desejo de 2025 (e de 2026!) para perfis que transitam com fluidez entre o básico e o fashionista.
Se antes o fenômeno das papetes conquistou corações (e closets) com sua leveza descomplicada, agora os clogs entram em cena com mais estrutura, designs retrabalhados e cabedais imponentes — reafirmando que o conforto continua sendo palavra-chave, mas, desta vez, elevando as produções com um toque urbano e, ao mesmo tempo, ousado.
A causa e o feito: os bastidores comportamentais por trás dos clogs
Newstalgia: A moda continua reativando memórias afetivas e despertando o desejo por elementos que remetem a épocas marcantes da vida. E os clogs, com seu ar retrô, canalizam exatamente essa energia.
Youthless (o sentimento de juventude sem prazo de validade): Boomers (hoje entre 60 e 78 anos), X’rs (entre 44 e 59 anos) e Millennials (entre 28 e 43 anos) seguem buscando uma vida mais leve, descontraída e lúdica! Ninguém quer — e ninguém precisa — parar de brincar com o vestir. E os clogs entram no styling, servindo, simultaneamente, pessoalidade e autonomia.
De acessório funcional a protagonista do look
A estética dos clogs não se limita à memória — ela também aponta para o futuro. A categoria integra uma onda mundial identificada como Functional Fashion Accessories, em que os calçados deixam de ser meros complementos para se tornarem soluções práticas e estilosas. Com construção anatômica que respeita a fisiologia do pé, os modelos da Beira Rio, Moleca, Vizzano e Modare Ultraconforto são easywear — fáceis de calçar, de combinar e perfeitos para acompanhar a rotina com autenticidade e proporcionar uma experiência sensorial inesquecível.
Tá! Mas usa como?
Versáteis e definitivamente onipresentes — ok, já podemos dizer que são statements —, os clogs têm presença mais que garantida em outfits que flertam com o minimalismo (e com o maxi, também!), o boho/folk, o comfy, o athleisure e até o fashion factor (a.k.a.: aquele fit check 100% pensado para não passar despercebido, jamais!).
1 / 8Beira Rio – Foto: Divulgação
2 / 8Vizzano – Foto: Divulgação
3 / 8Vizzano – Foto: Divulgação
4 / 8Moleca – Foto: Divulgação
5 / 8Vizzano – Foto: Divulgação
6 / 8Beira Rio – Foto: Divulgação
7 / 8Modare Ultraconforto – Foto: Divulgação
8 / 8Moleca – Foto: Divulgação
As referências internacionais não deixam dúvidas: os clogs já desfilam pelo streetstyle de Paris, Nova York e Copenhague — compondo produções que vão do dia a dia corrido ao casual-chic dos cafés despretensiosos (e criativos). Aliás, bastaram as primeiras fotos de OOTDs — incluindo celebridades calçando o novo it shoe — para provocar um salto de 67,4% nas buscas por “clog” no Google Trends.
Eles funcionam- e fazem bonito, com:
Meias à mostra + alfaiataria ampla — mood escandinavo total.
Saia jeans ou mini plissada + camisa oversized — hi-lo moderno.
Vestidos florais + bolsa estruturada — mistura romântica e urbana.
Calça wide ou pantalona fluida + top justo — proporções bem equilibradas.
Conjuntinhos de moletom ou tricot leve — aconchego e despojamento no dia a dia.
E do jeito que você quiser — está valendo. Afinal, o que conta cada vez mais é a autoexpressão.
Quando o tempo vira tendência
Impulsionados — e já queridinhos, dos looks ostentados no feed às ruas da geração Z (ou seja, quem atualmente tem entre 15 e 30 anos, mais ou menos) —, os clogs também cativaram um universo imenso de mulheres que priorizam comodidade com identidade. Com apelo intergeracional, esses shapes democráticos e atemporais têm uma linguagem estética que atravessa idades e materializa, de forma genuína, a liberdade de estilo.
As versões criadas pelas marcas da Calçados Beira Rio S.A. traduzem esse movimento com a assinatura do melhor do Made in Brasil — que combina sustentabilidade (sim, essas belezuras possuem certificação internacional!) com preços acessíveis, variando de R$ 99,90 a R$ 229,90. Na wishlist, propostas com selo de trendsetter: visual robusto com solado leve em acabamento de cortiça, detalhes de costura aparente, aplicações como studs, pedrarias e fivelas de linhas orgânicas. Com materiais como a camurça, que equilibram rusticidade e sofisticação, a paleta de cores foi desenhada para ativar fascínio (e apego!) com intenção: chocolate, cacau, cappuccino, mocha mousse, bege, off-white e, claro, o eterno all black!
E se você chegou até aqui e ainda está se perguntando “será que eu vou usar isso?” — amiga, entregamos verdades: vai, com certeza! Basta calçar o primeiro par de clogs pra saber: não tem volta. É amor à primeira passada. E à segunda. E à terceira. Porque, quando personalidade e conforto andam juntos, ninguém resiste — e vira pra sempre.